PROCESSOS DE MONITORAMENTO
Complementando esta iniciativa voluntária da indústria, as empresas-membros contrataram um processo de monitoramento e auditoria da KPMG para avaliar a aderência das participantes ao cumprimento das novas diretrizes de publicidade responsável.

O objetivo deste monitoramento, imparcial e independente, é:

1)   Dar transparência e conhecimento das medidas adotadas a todos os públicos de interesse e à sociedade;
2)   Ser um parâmetro a ser utilizado pelas empresas, de forma individualizada, para melhorarem suas atividades de comunicação e marketing para crianças para atender aos critérios e avanços do Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças.

Trata-se de uma avaliação anual, que retratará a aderência das empresas ao Compromisso com ênfase nas principais datas comerciais para o público infantil: Natal, Férias de janeiro, Páscoa e Dia das Crianças. A ferramenta irá monitorar mídias televisivas, online e impressas e, ao final do período monitorado, serão produzidos relatórios anuais para demonstrar a conformidade das empresas em relação ao compromisso.

Paralelamente ao monitoramento da ferramenta, sabemos que o olhar da sociedade neste exercício de fiscalização em prol da ética e publicidade responsável complementa o processo de regulamentação das práticas de publicidade. Em linha com as diretrizes, normas e órgãos reguladores, tais como: Código de Defesa do Consumidor, CONAR e outros, contamos também com a participação de toda sociedade para o cumprimento deste Compromisso.